quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Olha, quem corre na rua...

Logo que comecei a ouvir, gostei do seu balanço... 

De repente vieram os versos:

"Olha quem corre da chuva, quem fica esperando parar de chover..."

"Olha quem vai pela rua, quem fica ali vendo essa gente correr..."


Foi amor à primeira oitiva...

Se vocês não sabem, eu sei, eu vou lhes mostrar, o que é sentir alegria assim! Ouçam!

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Atleta de investimentos



Após ter passado pelas fases do Sedentário, do Amador, e do Esportista, chegou o momento de brilhar e cruzar a faixa de chegada da maratona! 

Fase IV: Atleta

Sinônimo no Jargão Financeiro: Investidor

Frases: “Eu tenho consciência de que é preciso economizar e investir o dinheiro guardado”, “De nada adianta só economizar”, “Estudo o mercado e ajusto meus investimentos de acordo com a economia”, “Eu mesmo monitoro os meus investimentos”, “Se foi duro para conseguir economizar, agora é a hora de multiplicar”, “Um real poupado é um real ganho”. 

Condicionamento Físico: O atleta tem um condicionamento físico invejável. Ele é capaz de correr uma maratona ou fazer um triathlon numa boa. Está preparado para eventuais quedas no percurso, como velocidade abaixo do esperado, ou uma montanha para subir que não tinha planejado, mas com calma e conhecimento, ele consegue se superar e alcançar os objetivos e desafios. Na maioria dos casos, são pessoas que buscam desafios e que querem ter a liberdade financeira. 

Característica Básica do Investidor: É uma pessoa que tem conhecimento sobre investimentos e economia. Sabe exatamente quanto ganhou nas suas aplicações no últimos meses e quais investimentos estão rendendo mais. É antenado e ligado em tudo. Não deixa o seu dinheiro 100% nas mãos dos outros. 

Se você chegou nessa fase, parabéns!!! Além de pagar as suas contas, você guarda uma quantia considerável para investir! 

Investir não é uma atividade fácil, e se fosse não existiria pessoas no vermelho, não é verdade? Isso se deve ao fato de que investir, exige autocontrole, disciplina, conhecimento, um pouco de sangue frio e paciência. 

Para correr uma maratona ou participar do ironman, é preciso preparação, força e garra. Essa é a grande diferença das outras fases: preparação, planejamento, estudo e conhecimento. 

O investidor transcende do poupador pois nesse estágio ele utiliza todo o conhecimento financeiro a seu favor. A ambição do investidor é conseguir que o resultado financeiro dos seus investimentos renda o suficiente para saciar seus desejos e necessidades sem que precise utilizar as suas economias ou o salário. 

Teoria utilizada: Teoria da Carteira de Markovich

Para um Atleta, nada melhor que uma teoria clássica do mundo financeiro que resumidamente diz: diversifique os seus investimentos e assim reduzirá o risco deles. Para isso, é necessário conhecer todas as formas de investimento, isto é, poupança, renda fixa, imóveis e renda variável. 

Além disso, cabe esclarecer, o porquê de ser um atleta e ter desafios. Na maioria das vezes, os atletas sabem com quem vão competir, conhecem o seu histórico, mas não sabem sua preparação minuciosamente, nem o potencial que eles tem naquele dia de vencer a prova. Competir é correr risco. Da mesma forma que há a probabilidade de você perder e até se machucar, também há a de ganhar. 

Assim, a maioria das pessoas que se encontram nessa fase são independentes financeiramente, o que não significa que ela irá deixar de trabalhar, ao contrario, ela irá trabalhar com o que gosta, com o que lhe dá prazer e sempre com o seu dinheiro, afinal ela tem que monitorá-lo.



www.bolsacarteira.com.br


Instagram: @bolsacarteira_

Twitter: @VivisFigueiredo e @bolsacarteira_

sábado, 25 de janeiro de 2014

Testando o Soleus GPS FIT para a Sport Life


No final de 2013, já passada a maratona, a jornalista Lygia Haydée me mandou um relógio com GPS para testar para a Sport Life. Eu deveria fazer um relatório a partir da experiência que tive com ele, considerando os quesitos: (i) design; (ii) recursos; (iii) facilidade de uso; e (iv) custo-benefício.

Segue o link para vocês verificarem o teste, que saiu no site da Sport Life, no dia 21/01/14: http://www.sportlife.com.br/index.asp?codc=2818

Copio o conteúdo abaixo:

Soleus GPS FIT
SL Recomenda: Soleus GPS FIT
Saiba o que a SPORT LIFE achou do lançamento da Soleus

Parecer de Marina Figueiredo, corredora especialista em longa distância e autora do blog “Por isso eu corro demais”

O Soleus é um relógio com GPS sem frequencímetro. Correr com um relógio com GPS revolucionou a corrida. Isso porque, com essa ferramenta, não temos apenas um cronômetro: nós podemos saber exatamente com quantos quilômetros estamos, a que ritmo estamos correndo naquele exato momento, quando completamos cada quilômetro/milha ou outra distância configurada (que pode ser avisada por alarme sonoro) e qual foi o ritmo médio desta distância, bem como o gasto calórico do exercício. Bom, há uma série de funções.

Este relógio tem um diferencial bastante interessante: sua luz noturna. Você pode programá-lo para acender por alguns segundos (10s ou 20s), ou até mesmo por um período maior – você pode escolher a hora para ele ligar e a hora para apagar. Para quem corre à noite, poder enxergar bem o visor é fundamental.

Ele possui, também, uma boa memória, viabilizando o armazenamento de até 100 voltas. É possível fazer upload de dados captados com o relógio pelo USB. E, sua bateria é recarregável e tem um carregamento rápido.

Seu design é diferentemente de outros relógios com GPS, esse não é desligado após o uso. E se a sua roupa do dia a dia não demandar um relógio social, você pode até usá-lo no cotidiano, como um relógio esportivo, já que ele é discreto, menor do que outros relógios com GPS, e tem um design bonito. Sua pulseira é confortável e se adapta bem ao braço. Ela conta com vários buraquinhos que permitem a transpiração.

Posso dizer, ainda, que ele não é um relógio difícil de usar, mas você precisa ter conhecimentos mínimos de seu funcionamento, já que ele possui diversas funcionalidades que são administradas em apenas 4 botões. Por isso, é recomendável e necessária a leitura de seu manual e assistir ao vídeo, ambos disponíveis em português no site da Soleus.

Seu custo-benefício é realmente bom. No Brasil, de maneira geral, os produtos eletrônicos tem um alto valor por conta de impostos. O Soleus GPS FIT, por todos os benefícios que traz (exceto pela falta de frequencímetro), tem um ótimo preço, tornando-se uma excelente alternativa para quem quer correr com muitas informações. R$ 499,90.

Lygia Haydée

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Esportista com poupança regular


por Vivi Figueiredo

Após ter detalhado o perfil financeiro de quem é Sedentário (endividado) ou Amador (gastador), chegou a vez de deixar a preguiça de lado, suar a camisa e melhorar a performance. 

Fase III: Esportista com poupança regular 

Sinônimo no Jargão Financeiro: Poupador

Frases: “Gasto menos do que ganho, por isso poupo”, “Não sobra muito dinheiro, mas o que sobra eu guardo”, “Tenho um pouco de planejamento financeiro”, “Tento me controlar e não gastar no que não devo”.

Condicionamento Físico: É o corredor de 5km. Ele não está preparado física nem psicologicamente para uma prova maior, mas ele tem o costume de praticar atividade física e sabe que tudo tem um limite, não pode exagerar. É a típica pessoa que vive na sua zona de conforto, ela não pensa muito no amanhã, nem tem a ambição de correr provas maiores, isto é, de multiplicar o seu dinheiro. Ela tem a agilidade de um lutador, sabe seus limites, mas não faz nada além disso. 

Característica Básica do Amador: Ver o dinheiro como algo para gastar apenas. É preciso planejamento e corte de custos com o intuito de ganhar segurança e estabilidade para investir e arriscar. Geralmente, quem está nesse nível tem uma poupança, por menor que seja. Se você está nesse estágio, parabéns, é um bom começo. Mas, já que você juntou tanto, que tal fazer o dinheiro trabalhar para você? É para isso que você juntou tanto dinheiro! 

Por isso, para quem é esportista regular, a dica é administrar bem as suas finanças e possuir suas reservas financeiras. Dentro desse perfil, existem vários tipos de pessoas: as que sabem com o que gastam, as que gastam e torcem para a conta fechar no fim do mês, as que poupam e as que acham que poupar é uma forma de investimento. 

Mas, ao contrário do que algumas pessoas pensam, educação financeira não se resume a cortar gastos, ou seja, a poupar. Cuidado! Poupar não necessariamente significa em investir. O equilíbrio das finanças é fundamental para que você atinja o ápice no próximo estágio. 

Teoria Utilizada: Autocontrole e determinação. Para estar nesse nível, é preciso ter controle de si mesmo sobre as tentações da sociedade. Até porque não é qualquer um que acorda cedo e vai correr ou que tem energia para se jogar na piscina e nadar, depois do trabalho. Além disso, é preciso ser uma pessoa determinada a não ceder aos impulsos e a mente alheia, porque todo mundo incentiva você a gastar, mas na hora de pedir dinheiro emprestado, quero ver quem empresta...

Agora que você já trota e que está condicionado, chegou a hora de encarar desafios e conquistar metas. Por isso, pegue todo equipamento necessário (frequencímetro, boné, óculos de sol, relógio, iPod e medidor de km) que a corrida vai começar!



Instagram: @bolsacarteira_

Twitter: @VivisFigueiredo e @bolsacarteira_

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Let the memories begin...

Jantar de massas na véspera da meia-maratona
Família na feira da maratona

















Janeiro de 2012 e lá estava eu na Disney. E com quem mais a gente vai à Disney? Com a família! Exato. Só que minha família estava lá para correr. Meu pai, a maratona, e eu, minha mãe e meu irmão, a meia.

Sábado e domingo passado foram dias de 21 e 42 km na Disney, e eu pensei em lhes contar a minha experiência por lá...

Você chega à Disney e se depara com o seguinte slogan "Let the memories begin". Assim, correr na Disney certamente seria algo memorável! Lá é como se todos voltassem a ser crianças, e crianças sabem se divertir.

A semana da maratona da Disney é um evento! A começar pela feira da maratona que é super grande. Dentre outras coisinhas, lá comprei um tênis Newton, que não é nada fácil de se encontrar (ainda precisarei fazer um post só sobre ele). Também comprei uma camiseta que diz "Forget the glass slippers, this princess wears running shoes" (Esqueça o sapatinho de cristal, essa princesa usa tênis de corrida)! ;)

Falando sobre a corrida, vou tentar contar de forma breve: a meia maratona é do pato Donald, a maratona é do Mickey e há também quem corra a meia em um dia e a maratona no dia seguinte! Como isso é coisa de "louco", chama-se o desafio do Pateta! E agora, lançaram também o desafio do Dunga: que abrange também as corridas de 5 e de 10km, que antecedem a meia e a maratona! Inimaginável!
Pausa para uma foto com o Stitch

Na largada, Mickey, Donald e Pateta - em seus trajes atléticos!















Sobre a meia maratona, posso dizer que ela é uma das provas mais divertidas, se não a mais, que você correrá! Fomos no espírito de festa. Não tínhamos pretensão de fazer tempo. Correríamos os três juntos: eu, minha mãe e o Lucas, e juntos cruzaríamos a linha de chegada. Levamos uma máquina fotográfica, e a corrida nos rendeu cerca de 100 fotos... em movimento. Além dos corredores, a torcida é gigante, e a animação ao nosso redor motiva  demais!

Pelo caminho, cruzamos com uma série de personagens da Disney que pousam pra fotos junto com os corredores que resolvem enfrentar uma fila (nós demos sorte de encontrar o Stitch sem fila!). Nosso percurso de 21km passava pelo Magic Kingdom (inclusive por dentro do Castelo da Cinderela!) e pelo Epcot Center! (Meu pai, que correu a maratona, também passou pelo Hollywood Studios e pelo Animal Kingdom).
Passando pelo Castelo da Cinderela, no Magic Kingdom
Já no local da corrida, na fila do guarda-volumes
e com frio!

Mas, como a vida é feita de prós e contras... aí vem um inconveniente dessas provas: como passam por dentro dos parques, e os parques continuam recebendo milhões de turistas, a corrida começa cedinho, cedinho. E, em janeiro, é inverno no hemisfério norte!

Durante a corrida, o Lucas corria e fotografava tudo...
E a temperatura já estava amena


O problema então, não é apenas o horário de acordar, mas o frio que precisamos enfrentar! Até porque demora um bom tempo desde o momento em que pegamos o ônibus no hotel (por volta das 4h30 da manhã!) até a hora da largada. Por conta da baixa temperatura, muitos corredores levam agasalhos, luvas, gorros e cobertores velhos, e largam ao longo do caminho! É uma prática comum! E foi engraçado ver os mais friorentos recolhendo os agasalhos recém-abandonados!

Bem, se estiverem preparados para enfrentar o frio, e não estiverem buscando uma maratona ou uma meia maratona para performance (aquelas que tem clima e percurso favoráveis), a Disney é uma ótima opção para se divertir correndo! E a medalha é um espetáculo a parte! Linda! :)

Na chegada, com essas "capas" de papel alumínio que esquentam, preservando
o calor do corpo pós-prova, e com nossas lindas medalhas do Pato Donald
Família corredora: Lucas, Marisa, José Reynaldo (com medalha do Mickey) e eu

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Amador de final de semana


por Vivi Figueiredo

Depois do Devedor (Sedentário endividado), a segunda fase de um futuro atleta do mercado financeiro é a do Amador de final de semana. Para saber se você está nesse patamar, vamos às características:

Fase II: Amador de final de semana

Sinônimo no Jargão Financeiro: Gastador

Frases: “Nunca consigo comprar tudo que quero”; “Só tenho algumas moedinhas”; “Por que eu não tenho tudo?”; “O dinheiro do mês vem com destino fixo: pagar as contas e mais contas”; “Não tenho controle, muito menos planejamento”; “Gasto sem saber e sem monitorar”.

Condicionamento Físico: É o típico jogador de futebol de fim de semana. Ele não faz mais nenhum outro esporte (isto é, ele só tem uma fonte de renda) e consegue aguentar até o final da partida, aos trancos e barrancos. Ele tem um pouco de fôlego, tem disposição, mas o futebol é apenas a desculpa para se reunir com os amigos, tomar cerveja, e fazer um churrasquinho depois. Isto é, por mais que ele saiba que não tem preparo, ele não extrapola no exercício, pois reveza com os amigos que estão no banco de reservas, mas também não se esforça para melhorar a situação. E claro, depois se joga na bebida e na comida, desregradamente. O grande problema desse "tipo" é que o índice de problemas físicos e infartos para os amadores de final de semana é alto.

Característica Básica do Amador: Gastar até o fim. Desconhece que é necessário juntar dinheiro para uma emergência ou para os meses com maiores gastos, como o começo do ano que tem IPTU e IPVA, por exemplo. Vive na luta e acredita não ter dinheiro para nada, pois não sabe o destino dele.

O Amador é melhor que o Sedentário (Devedor), pois não tem dívidas, mas também não sobra nem uma migalha a não ser para pagar as necessidades e desejos imediatos.

Esse tipo gasta todo o dinheiro do mês e acredita que o aumento de salário resolveria perfeitamente os seus problemas, o que é um engano. Um princípio básico de educação financeira é "suas necessidades aumentam proporcionalmente ao aumento da sua renda".

Teoria utilizada: Se vira nos 30. Se desdobra de todas as maneiras para que aquele dinheiro dure os 30 dias do mês. Para isso, ele faz oração, mandinga, vai no psicólogo, desabafa com os amigos e gasta ainda mais.

Cuidado! A linha entre o Sedentário (Devedor) e o Amador (Gastador) é tênue, como a diferença de condicionamento é pequena. O motivo disso, é que nesse nível é que você sempre luta para o salário caber no orçamento e não tem fôlego nem resistência.

E aí, se identificou como Amador de final de semana? Se a resposta for sim, não se deprima, pois esse já é um começo e não ter dívidas é um privilégio para quem não tem controle financeiro.

Por outro lado, a minha única apreensão é que você vive na corda bamba. Não tem dinheiro para um imprevisto nem margem de segurança para eventuais problemas de saúde, por exemplo.

Com um pouco de esforço e controle, você pode migrar do Amador para o Esportista, quer saber como? Aguarde o próximo post e, enquanto isso, apesar de não ter muito condicionamento, pode parar de caminhar e começar a trotar!

   


Instagram: @bolsacarteira_

Twitter: @VivisFigueiredo e @bolsacarteira_

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Por isso eu corro demais no instagram!


Dei uma geral no meu instagram, de modo que agora as fotos serão sempre relacionadas com a corrida e outros aspectos de uma vida saudável...

Para quem tiver interesse em seguir, podem procurar no instagram por: @marinabfig

E vamos dormir, porque amanhã terei 14km logo de manhã, antes do trabalho!

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Qual é o seu nível de condicionamento?


por Vivi Figueiredo

Dizem que o autoconhecimento é a chave para o sucesso profissional e pessoal, e eu realmente acredito nisso. É preciso saber quem somos e quais são os nossos pontos fortes e fracos, para irmos atrás dos nossos objetivos. Muitas pessoas se perdem na vida porque fazem o contrário, primeiro conquistam o que acham que seria interessante para elas ou o que a sociedade ou os pais idealizam, e depois se tocam de que não tinha nada a ver. E, então, começam a estudar o próprio “eu”.

Para evitar que isso aconteça com você, ou melhor, com o seu dinheiro, vamos analisar qual é o seu condicionamento, isto é, qual a sua resistência, fôlego, capacidade de recuperação e força financeira!

Para desvendar em qual estágio você se encontra, vou detalhar as particularidades de cada um. Porém, para todas as fases uma premissa é certa: você sempre vai querer ganhar mais para saciar suas necessidades e desejos, em outras palavras, ganhar mais para gastar mais (OBA)!

Cada degrau apresenta necessidades diferentes e é justamente isso que mostra a evolução de condicionamento e o melhor preparo em lidar com o dinheiro.

Fase I: Sedentário e endividado

Sinônimo no Jargão Financeiro: Devedor

Frases: “Aff, sempre estou devendo a alguém”; “Não consigo guardar dinheiro”; “Se não puder parcelar eu não consigo nada”; “Eu não iria comprar, mas está em liquidação, sabe como é... é uma oportunidade”; “O shopping é o meu hospital”.

Condicionamento Físico: Sedentário, sem fôlego, sem disposição e sem qualidade de vida. Vive com dor de cabeça e dor no corpo.

Características básicas do Sedentário: Não consegue quitar suas dívidas no prazo, tem que pegar mais dinheiro emprestado, isto é contrair dívidas novas para se livrar das antigas. Na linguagem popular é o conhecido efeito “bola de neve”.

O “Sedentário e endividado” assim que acaba de pagar uma dívida, já planeja outra e para isso com certeza ele sabe planejar e se organizar. Isso acontece porque é este é o único jeito que ele consegue comprar um carrão (quem sabe um Camaro amarelo? Brincadeira!), um apartamento na praia, ou fazer aquela viagem inesquecível.

Teoria utilizada: Bike Theory -> Ganhou dinheiro, gastou, ganhou, gastou e assim a bicicleta vai andando, só que uma hora de tanto andar sem descansar, a energia do corpo acaba e o que acontece? Ou você tomba e rala o joelho ou você QUEBRA!

Isto acontece porque você sempre usa dinheiro emprestado, inclusive de familiares e amigos, como cartões de crédito, cheque especial, empréstimos. Acho que está na hora de encarar o espelho de frente, parar de se esconder, de arrumar desculpa, calçar o tênis e começar a se alongar.

Não fique triste! Você não está sozinho, são quase 61 milhões de brasileiros endividados (http://www.blogtecnisa.com.br/mercado/credito-pessoal-e-sinonimo-de-divida/) e aproximadamente 54% das famílias apresentam dívidas (http://elo.com.br/portal/noticias/ver/209182/ibge-5415-das-familas-estao-endividadas-.html).

Além do descontrole financeiro, outro grande erro de quem é Sedentário, é desconhecer ou desconsiderar as influências externas como inflação, juros, taxas e impostos... o que pode piorar o endividamento e prejudicar a negociação da dívida.

Queridos e queridas, se você não se encontrou nesse perfil, parabéns! Já é um ótimo começo, pois o sedentarismo causa doença, mas calma que nem toda pessoa que faz atividade física, ou melhor, que monitora o seu dinheiro, está bem condicionado. Qual será o próximo estágio? Podem terminar o alongamento que eu encontro vocês na hora de aquecer!


Instagram: @bolsacarteira_

Twitter: @VivisFigueiredo e @bolsacarteira_

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Saúde financeira e física


As melhores coisas da vida são de graça, como podemos ver nas propagandas de bancos e cartões de crédito, as quais contrapõem os simples prazeres da vida com aqueles que o dinheiro pode comprar.

Pra falar a verdade, as melhores coisas da vida dependem da aliança dessa contraposição.

Correr está aí nessa lista: não custa nada. Os parques, as praias, as ruas e calçadas são públicos. Um bom tênis de corrida, porém, custa. Um relógio com GPS e frequencímetro custa. Uma esteira, uma bicicleta ergométrica, pesinhos, uma bola e um colchonete custam. A academia custa. Mas, vamos fazer uma análise de custo benefício!

Cabe aqui uma reflexão sobre a saúde física e a saúde financeira.

De nada adianta você ter uma conta bancária sorrindo para você, se você não destinar parte dela para o seu bem-estar. 

Sabemos que a população brasileira apresenta altos índices de sobrepeso e obesidade. Estudos indicam, inclusive, que a médio prazo, estaremos alcançando os EUA, o país mais obeso do mundo.

É verdade que os confortos do dia-a-dia também aumentaram em grande escala. A televisão com controle remoto evita que levantemos para trocar o canal; o trio-elétrico do carro extinguiu as maçanetas internas para abrir as janelas; as escadas rolantes substituem escadas de concreto... 

Aaah, a tecnologiaaa! Equipamentos eletrônicos, antes mais inacessíveis, hoje são corriqueiros. No prédio em que moro tem uma piscina e uma quadra de futebol, que na minha adolescência, estavam sempre lotadas. Na época das férias escolares, então, nem se fale! Hoje, elas estão vazias. E a cena se repete nos prédios ao redor. 

Não há jovem que não tenha um smartphone, um computador, um videogame ou um tablet, e esteja conectado à internet 24 horas por dia, ou pelo menos, 7 dias por semana!

Isso tudo significa que as condições financeiras da população melhoraram, mas, por outro lado...

A porcentagem de brasileiros que praticam atividade física com regularidade é baixa e o índice de sedentarismo, alto! Aí moram perigos: doenças, mau-humor, baixa-estima, stress... os quais podem ser agravados para quem mora em uma cidade grande.

E aí, qual a vantagem de se ter uma boa saúde financeira, se isso não refletir em sua saúde física e psicológica?!

É aqui que entra a corrida...

Que outro esporte vocês podem praticar sozinhos, a qualquer hora do dia, em quaisquer condições climáticas, em qualquer lugar, a qualquer idade, e a um baixo custo?

Bem... “Por isso eu corro demais”!

(Um dos posts que escrevi para o blog Bolsa Carteira, da Vivi Figueiredo, que, apesar do sobrenome, é minha amiga!)